Contexto histórico da formação dos EUA

Esse relatório tem como objetivo mostrar o contexto histórico da formação dos Estados Unidos como uma nação.

A América do Norte era colônia da Inglaterra; colônia de assentamento, não de exploração. Por causa do excesso de mão-de-obra da Revolução Industrial, muitos Ingleses foram para a colônia, assim como imigrantes de todos os continentes.

Na colônia havia uma elite que, diferente da elite européia refletia uma grande mistura de raças. Essa diversidade gerou conflitos no comércio, setor no qual eles eram influenciados pelo mercantilismo europeu. Porém, um segmento dos Puritanos, visando o lucro, soube lidar com os recém-chegados: os Quakers.

Quanto mais o comércio e a população cresciam, mais forte surgia o desejo de independência. Então, ocorre um estopim: a French + Indian War. Esses se unem contra a Inglaterra por conta de disputas territoriais. Mesmo vencedora, a Inglaterra teve um enorme prejuízo financeiro e no pós-guerra impõe às colônias altos impostos, gerando descontentamento e, conseqüentemente, revolta.

A Revolução Americana aconteceu em 1776, mas somente encontrou reconhecimento internacional em um acordo com a França, a Aliança Franco-Americana, que teve como empreendedor Benjamin Franklin.

A nação estava comprometida com o Republicanismo – o Estado governado sob consentimento do povo – entretanto, quanto a definir “o povo” era a grande questão. A maioria concordava que mulheres e negros deveriam ser excluídos da vida política. Acreditava-se que o republicanismo ligava-se ao conceito de virtude, como no Puritanismo, e essa crença deveria se expandir à sociedade. Em respeito a isso, as mulheres obtiveram um papel importante, pois eram consideradas as mães dos futuros republicanos. As artes refletirão essa virtude: “art with moral goals”.

A declaração de Independência é feita e duas constituições são redigidas: a Constitution of Confederation (mais democrática) e a Constitution of 1787 (mais aristocrática). Conforme a nova constituição é eleito pelo colégio eleitoral o 1º presidente dos EUA, George Washington. A capital é Nova York. Em 1801, com a eleição de Thomas Jefferson, a capital passa a ser Washington D.C., considerado local neutro.

Em 1812, devido às Guerras Napoleônicas, o comércio no mundo fica abalado. A economia interna dos EUA cresce, sendo necessária uma melhoria nos meios de transporte. Com a expansão econômica, a família muda. Os homens passam mais tempo fora de casa e esta se torna domínio da mulher. A sociedade também muda, e os nativos sentem-se ameaçados pelos imigrantes que buscavam na América uma vida melhor. Toda essa mudança na economia e na sociedade é representada no teatro.

Os negros livres enfrentavam o medo e a insegurança todos os dias. Os Sulistas não aceitavam o fim da escravidão e, por isso, não aceitaram a Reforma prevista no Second Great Awakening, cujo objetivo era o aperfeiçoamento do indivíduo e uma reforma institucional.

Devido a ideologias opostas, o Sul e o Norte entram em conflito: a Guerra Civil. O Norte praticamente continuou o mesmo, já que a guerra se concentrou em solo sulista. Apesar do fim da guerra, o racismo não desapareceu e, diante de movimentos racistas como o Ku Klux Klan, uma reconstrução era impraticável. Assim, o interesse em reconstruir o Sul foi se esgotando e o princípio de igualdade humana se distanciou da realidade.

Do exposto, podemos inferir que a formação dos Estados Unidos aconteceu devido à resistência de comerciantes às taxas impostas pelo colonizador e também pela ruptura no comércio com aquele. O comércio interno progrediu, causando uma grande mudança econômica e social na vida da sociedade. Porém, por causa de um choque de opiniões entre Sul e Norte, não houve harmonia entre eles.

About these ads

0 Responses to “Contexto histórico da formação dos EUA”



  1. Leave a Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s





Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: